Entenda como funciona o consórcio de imóveis

BR Consórcios
Off Atendimento Offline | 2ª Via do Boleto
Segunda a sexta das 08:00 às 19:00
e sábado das 09:00 às 12:00.

Entenda como funciona o consórcio de imóveis

Interessados em comprar cotas de consórcio de imóveis devem, antes de tudo, procurar por empresas idôneas. Estas informações podem ser obtidas na ABAC (11 3231-5022) ou no Banco Central (0800 992345). Os sites dessas instituições – www.bcb.gov.br e www.abac.org.br – também apresentam uma listagem com todas as empresas que operam com o sistema de consórcio, informando a situação de cada uma.

A escolha da administradora de consórcio deve ser baseada no prazo oferecido, na taxa de administração cobrada, nos seguros acrescidos nas parcelas (algumas oferecem seguro de vida para cobertura do saldo em caso de invalidez permanente ou morte do titular, e outras o seguro desemprego) e cláusulas específicas constantes no contrato, como, por exemplo, para os casos de desistência, quando geralmente é cobrada uma multa rescisória. 

"Para evitar surpresas é importante o consorciado tirar todas as suas dúvidas antes de assinar o contrato", alerta Rodolfo Montosa, presidente da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios no Paraná. Outro conselho: exija recibos de pagamentos de todas as mensalidades e emita cheques nominais à empresa (o cheque nunca pode ser emitido em nome do vendedor). Participar das reuniões para acompanhar tudo passo a passo é mais uma dica da ABAC. E lembre-se: para desistir do consórcio e receber seu dinheiro de volta é preciso esperar o término do seu grupo.

Depois de formado o grupo, as possibilidades de receber a carta de crédito antes do término são duas: por sorteio ou lance. A primeira entrega de cada mês sempre é feita por sorteio, aberto a todos os consorciados em dia com o pagamento de suas mensalidades. Dependendo do contrato, ou da administradora, podem existir mais contemplados por sorteio no mesmo mês.

Os sorteios podem ser baseados em globos giratórios ou resultados da loteria federal. Já os lances podem apresentar diferentes regras, geralmente são estabelecidos um valor mínimo e máximo (normalmente referente às parcelas que estão faltando para a quitação do plano). Em algumas administradoras é possível usar parte do dinheiro (valor) do crédito como lance.

A correção ocorre no aniversário do grupo de consórcio (anual) e é feita pelo índice de Construção Civil (INCC) ou variação do CUB (Custo Unitário Básico). Quando o consorciado é contemplado ele pode escolher em que vai usar sua carta de crédito (compra, reforma ou construção), e enquanto essa procura é feita, o dinheiro fica aplicado, não havendo prazo para seu uso, desde que não ultrapasse o final da existência do grupo.

Na hora da compra há uma assessoria por parte das administradoras referente à realização de um bom negócio. "A administradora deve garantir a documentação, origem e conservação do imóvel comprado pelo consorciado", ressalta Rodolfo Montosa, observando que "tanto para quem vende, quanto para imobiliárias e corretores não existem diferenças no fechamento do contrato quando o consórcio é utilizado. E mais: considerando o limite previsto em norma do Banco Central, ainda existe a possibilidade de se utilizar parte do valor da carta de crédito nas despesas de cartório, como algumas certidões e escritura."

Outra vantagem: a Resolução 380 do Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço autoriza o seu uso como lance nos consórcios de imóveis ou complementar a carta de crédito.

Fonte: ABAC/Imóvel Web/Assessoria Consórcio União


Veja todas notícias

Você pode comprar ou tirar suas dúvidas sobre produtos e preços, com toda comodidade pelo telefone.

Nossos atendentes são treinados para oferecer a você o melhor atendimento, com rapidez e qualidade.

Horário de atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira: das 8h às 19:00hs.
Sábados: das 9hs às 12hs.

Se preferir ligamos para você, clique aqui.