Mercado de imóveis: venda de cotas de consórcios cresce 30% - Consórcio União

BR Consórcios
Off Atendimento Offline | 2ª Via do Boleto
Segunda a sexta das 08:00 às 18:30
e sábado das 09:00 às 12:00.

Mercado de imóveis: venda de cotas de consórcios cresce 30%

Além do número de contemplações, que aumentou 60%, valor do crédito também apresentou um acréscimo

As vendas de novas cotas de consórcios bateram recorde em abril deste ano. E o setor de imóveis tem sido o mais procurado do sistema. Em abril somaram 187,8 mil consorciados, enquanto no mesmo mês do ano passado totalizavam 132,6 mil. O crescimento de 30,5% na aquisição de novas cartas de crédito para compra, construção ou reforma da casa própria ou de imóveis comerciais, foi registrado no levantamento divulgado na semana passada (24/05) pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), baseado em pesquisa realizada pelo Banco Central entre as empresas do setor em todo o país. 

O crescimento consolidado e a confiança dos consumidores no sistema de consórcios, são apontados por Rodolfo Montosa, presidente da ABAC Paraná, como fatores principais para superação na comercialização tanto de cotas de imóveis, como nos demais segmentos do sistema (veículos e eletroeletrônicos). "E com a alta no total de participantes, o consórcio imobiliário também aumenta automaticamente o número de contemplações, que nesse período acumulou crescimento de cerca de 60%", ressalta Montosa, citando que este último levantamento mostrou que entre janeiro e abril de 2003 foram 5,2 mil consorciados contemplados nesta carteira, enquanto que no mesmo período deste ano o número subiu para 8,3 mil.

Além do volume maior em número de cotas, o consórcio imobiliário também vem obtendo ganhos significativos no valor das cartas de crédito. "Há meses estamos superando nossas cotas mensais, em razão da procura cada vez mais por créditos acima de R$ 100 mil", diz o gerente de vendas do Consórcio União, Jadir Freire Barbosa. Coordenador de uma equipe com 14 profissionais de vendas que atua basicamente na cidade de Londrina, ele diz que "nos meses de maio e junho, por exemplo, a equipe aumentou o faturamento (meta/mês) em mais de 100%, porque a maioria das cartas de crédito vendidas tinha valor médio de R$ 130 mil." Isso, segundo Barbosa, fez com que também subisse a média do valor nominal das cartas de crédito imobiliário de toda a administradora – a média das cotas de imóveis que estava entre 40 mil e 50 mil, agora quase chega a 70 mil. 

"Isso quer dizer que o consórcio vem despertando o interesse cada vez maior entre os investidores do mercado imobiliário. Hoje, apenas no Consórcio União, são entregues mensalmente quase 30 imóveis", diz ele , ressaltando que a consolidação do sistema neste segmento foi positivamente influenciado com a entrada dos bancos na comercialização. "O fato dos grandes bancos, inclusive o maior agente financeiro habitacional do país, que é a Caixa Econômica, entrarem no mercado, trouxe mais força e credibilidade a todo o sistema", completa .

Fonte: Jornal de Londrina (PR) - Caderno Imóveis - 04/07/2004


Veja todas notícias

Você pode comprar ou tirar suas dúvidas sobre produtos e preços, com toda comodidade pelo telefone.

Nossos atendentes são treinados para oferecer a você o melhor atendimento, com rapidez e qualidade.

Horário de atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira: das 8h às 18:30hs.

Se preferir ligamos para você, clique aqui.